terça-feira, 5 de abril de 2011

Doação de Sangue

Como este blog não é só para colocar você no mal caminho ou ensinar a fazer trakinagens, como na Páscoa, estou aqui colocando e buscando esclarecer todas as dúvidas do pessoal em relação a doação de sangue, um ato nobre que pode ajudar muita, mas muita gente.
Você faz tatuagens, enfia piercings em tudo que é lugar do seu corpo ficando com tanto metal no corpo que não passa nem na porta de um banco e ainda tem medo de uma agulhinha? (Me ajuda aí pô!). Você nunca sabe quando você ou alguém próximo de você irá precisar e ainda não custa nada ajudar a quem precisa de verdade. Então faça a sua boa ação do dia, se não pode doar, ao menos divulgue!


Doar sangue é rápido, fácil e seguro. Não existe o risco de contrair AIDS ou qualquer outra doênça infecciosa, a duração média da doação é de 5 – 10 minutos e o tempo de todo o processo incluindo cadastro, pré-triagem, triagem, doação e lanche demora cerca de 1 hora. No momento da doação serão retirados aproximadamente 450 ml de sangue, que serão coletados em uma bolsa plástica descartável que já tem uma quantidade padronizada de anticoagulante.

Galera, de verdade, não custa nada!

O CAMINHO DO DOADOR.
Ao chegar ao Banco de Sangue, o doador passará pelas seguintes etapas em sua doação de sangue:
* Cadastro: Recepção inicial ao doador , com atualização e conferências dos dados pessoais – nome correto, endereço e email atualizados. O doador é orientado a lanchar  brevemente antes da doação.

Pré-Triagem: Nessa etapa são avaliados alguns parâmetros clínicos e laboratoriais do doador: Pressão Arterial, Temperatura, Pulso, Peso e Dosagem de hematócrito (teste de anemia).

Triagem Clínica: Uma entrevista é realizada com o doador, a fim de verificar se existe alguma contra-indicação à doação de sangue.  Essa etapa visa proteger tanto o doador, evitando coletas em situações que possam colocar em risco sua saúde, bem como proteger o paciente que receberá o sangue.
SUA SINCERIDADE É ESSENCIAL PARA GARANTIR A QUALIDADE DO SANGUE DOADO.

ColetaEtapa na qual ocorre a doação propriamente dita. Realizada dentro de estritas normas técnicas por profissionais especializados, para a máxima segurança do doador. O tempo para a coleta do sangue é de aproximadamente 10 minutos.

* Lanche: Visa iniciar a reposição do volume sanguíneo retirado, bem como permitir a observação do doador após a coleta, diminuindo as chances de reações à doação. É também uma etapa obrigatória da doação.
  • QUEM PODE DOAR ?

            Requisitos básicos para a doação de sangue:
  • Estar em boas condições de saúde, não estar gripado ou com outra infecção.
  • Ter entre 18 e 65 anos.
  • Pesar no mínimo 50 kg.
  • Estar descansado e alimentado. Evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação. (leite, manteiga, queijo, frituras e etc.).
  • Apresentar algum documento original com foto, emitido por órgão oficial.
ORIENTAÇÕES PRÉ-DOAÇÃO:

  1. Dormir pelo menos seis horas na noite anterior à doação;
  2. Evitar alimentos gordurosos (incluídos leite e derivados) e não doar em jejum;
  3. Evitar bebidas alcoólicas doze horas antes da doação – não doar em 24 horas, se houver ingestao de grandes volumes de bebida alcoólica.
  4. Não fumar nas duas horas anteriores à doação.

ORIENTAÇÕES PÓS-DOAÇÃO:

     1 - Beba mais líquidos do que o normal durante as próximas horas. Não beba nenhuma bebida que       contenha álcool.
     2 – Faça uma refeição reforçada.
     3 – Não fume por meia hora.
     4 – Se houver algum sangramento no local aonde seu sangue foi tirado, levante seu braço e aplique     pressão.
     5 – Se você se sentir tonto ou com vontade de desmaiar, sente-se com a cabeça entre os joelhos ou   deite-se com a cabeça mais baixa que o resto do corpo.
     6 – Você pode retomar suas ocupações normais após meia hora, se estiver se sentindo bem. Mas evite atividades físicas desgastantes pelo resto do dia.
     7 – O curativo pode ser removido após 6 horas.
     8 – Se você não se sentir bem ou estiver preocupado a respeito da doação, procure o banco de sangue e converse com o médico de plantão.

** LEMBRANDO QUE VOCÊ TEM DIREITO AO RESTO DO DIA DE FOLGA !

Fonte: HemoClínica do Distrito Federal

Viu como é fácil? Se você ficou com alguma dúvida procure o Hemocentro (Não é um lugar cheio de emos!) da sua cidade e ajude que precisa, você irá se sentir muito melhor depois disso! Em breve farei uma doação também e colocarei as fotos aqui no blog!

Depois desse toque na galera (Ui!) continuem acompanhando o SB, que promete muitas outras coisas por aí, muito mais besteiras.  Continuem acompanhando!

Até os próximos post's pessoal! 

Um comentário:

  1. Vamos lá pessoal ..
    Ajudar a galera que precisa ..
    e nao venham com aqla historia de tem muito sangue no meu alcool ..
    sauhsauhsauhsauhsahsa
    Cooperar sempre !

    ResponderExcluir