sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Entrevista de emprego

Mais um post aqui no SB, para tratarmos de um assunto no qual causa nervosismo em algumas pessoas, até nas mais experientes (Não é isso que você está pensando não!), é a gloriosa ENTREVISTA DE EMPREGO, com todas aquelas perguntas e percalços que os candidatos aguentam até chegar a vaga e dois meses depois reclamar do salário ou da função. Aproveitem mais esse post no SB, e não esqueçam, participe!

Quem nunca fez uma entrevista de emprego, com certeza ainda fará, aquele momento em que ficamos frente a frente com uma pessoa que não conhecemos, para ela em poucos minutos, descobrir se você é responsável ou se é louco e pode colocar fogo na empresa. As pessoas tendem a ficar tremendo mais que o terremoto no Haiti, de tão nervosas, gaguejando mais que o David Brasil.

Pois é, a entrevista de emprego serve o empregador verificar se o candidato é qualificado e não um abobado qualquer. Mas o interessante é que em uma entrevista de emprego dificilmente agimos como somos, porque para uma entrevista, você pega a roupinha social do pai, ficando igual a uma testemunha de Jeová (Sem preconceito!), colocando aquele sapato brilhando mais que corrente de boleiro, o relógio analógico no qual você nem sabe ver a hora, colocando uma pasta cheia de papéis inúteis como os certificados de seus cursinhos, de participação em seminários e currículos. E vamos torcendo para que o entrevistador nos aprove e de o emprego.

Sim, você se veste de Carlton Banks.
(fonte: oxilady.com )

O interessante é que os entrevistadores marcam essas entrevistas para um horário, mas NUNCA estão lá no horário definido por eles. Será isso um teste? Eles marcam a entrevista para as 8 horas e chegam ás 8:40! Exigem pontualidade (Estão certos!), mas nem sempre são pontuais (Estão errados !). Além de quase sempre você chegar e ter uma multidão á espera, pois a entrevista é individual, mas é marcada no mesmo horário de todos os candidatos! Você olha aquela fila de concorrentes, todos quietos e comportados, com roupas sociais, esperando o momento do bombardeio de perguntas. Sempre nesse momento, quem está na espera começa a conversar te dizendo: "Boa sorte!", mas verdade querendo dizer: "Tomara que se de mal!" (É mercado de trabalho amigo!).

Na verdade é assim que seus concorrentes queriam estar com você!

E chega sua hora da entrevista, você entra no confessionário e lá vão as mesmas perguntas de sempre, em todas as entrevistas de emprego, parecendo um guia de perguntas padrões, para se conseguir a vaga e deixar de ser um vagabundo.
"Você trabalha bem sob pressão?" - Com essa pergunta, parece que quando estiver trabalhando alguém vai estar com um chicote do lado gritando no seu ouvido: "TRABALHA SEU INÚTIL!".
"O que sabe sobre a empresa?" - Sei que tem vagas sobrando! (Resposta, digamos, errada!).
" Por que você saiu do seu último emprego?" - Porque não me queriam mais! (É melhor falar, redução de pessoal!).
* "Qual seu maior defeito?" - Essa pergunta sempre estará nas entrevistas de emprego, o empregador vai querer saber se você é estressadinho ou se é calmo como a água da lagoa.
* "Onde você quer estar daqui á 5 anos?" - Caraca! Essa é a pergunta favorita, eles sempre querem saber onde você estará, mas se você responde onde realmente quer estar, a coisa sai errada.

Não minta! Aqui que você queria estar em 5 anos!

Enfim, nas entrevistas de empregos, deixamos de ser candidatos e viramos atores, aparentando uma coisa que não somos para conseguir ficar com a vaga ,porque em uma entrevista, TODOS trabalham bem sobre pressão, TODOS são ótimos colegas, e TODOS querem crescer junto a empresa (Como se diz em 90% dos currículos!).
Mas para quem ainda tem dificuldade de largar a inutilidade e ganhar uma grana trabalhando, e que em uma entrevista de emprego fica mais nervoso do que quando vai perder a virgindade, segue abaixo algumas dicas de como agir, para que possa parar de pedir dinheiro para a mãe quando quer sair:


1. Pegue um papel e faça uma lista de seus pontos fortes e fracos.

2. Escreva o que você almeja para a sua vida profissional.

3. Atualize o currículo e leve uma cópia para entregar ao selecionador.

4. Busque informações sobre a empresa e acompanhe o noticiário.

5. Treine em casa. Isso mesmo! Pense nas perguntas que podem lhe fazer (veja as principais abaixo)
e ensaie as respostas.

6. Prepare-se também para responder por que você é a candidata ideal para a vaga.

7. Separe a roupa que vai usar um dia antes – confortável e sem decote ousado.

8. Confira o caminho até a empresa e calcule o tempo necessário para chegar cerca de 15 minutos antes.

9. No dia anterior, relaxe. Tenha uma boa noite de sono para não estar com aspecto cansado na entrevista.

10. Observe o ambiente e veja como as pessoas trabalham. Isso vai lhe ajudar a perceber o que esperam de você.

11. Esqueça termos como “querida” e “meu bem”. Transmite falsa impressão de intimidade.

12. Deixe em casa chicletes e cigarro.

13. Procure não olhar para o relógio, não roer unhas e desligar o celular.

14. Saiba de cor o nome e o cargo de quem vai entrevistá-la.

15. Mostre autoconfiança e uma boa dose de entusiasmo.

16. Acalme-se e pense bem antes de responder.

17. Evite respostas longas, mas também não seja monossilábica.

18. Evite respostas vagas. Procure ser direta com o entrevistador.

19. Gírias são terminantemente proibidas!

20. Não minta. Em geral, o entrevistador descobre...

21. Autenticidade e naturalidade sempre rendem bons frutos.

22. Se lhe perguntarem algo que não sabe, diga que não tem muito conhecimento sobre o assunto, mas que ficou curiosa e vai se informar.

23. Falar mal das empresas onde trabalhou? Por nada nesse mundo!

24. Deixe o selecionador mencionar antes sobre salário e benefícios. Não precisa perguntar.

25. Não interrompa o entrevistador.

26. Pergunte quais serão as responsabilidades e metas do cargo.

27. Aproveite, em seguida, para explicar porque suas qualidades se encaixam perfeitamente no perfil descrito.

Fonte: Abril!

Boa sorte para você, seu trabalhadorzinho!


Depois disso é só aguardar o retorno (Que muitas vezes demora! O famoso: "A gente te liga!"), e correr para o abraço, podendo comprar o próprio Nescau!

Isso aí galera! Esse foi mais um post aqui no SB, com dicas sobre como se dar bem, e as coisas que acontecem durante as entrevistas de emprego, agora é só colocar a roupa do pai, imprimir umas 10 folhas de currículo e sair por aí, buscando o seu lugar ao Sol.

Para quem vai atrás de emprego, boa sorte, para quem já tem que beleza ! E para todos, comentem, opinem e participem do SB.

Para você, o que é mais difícil em uma entrevista de emprego?

Até os próximos post's !

Nenhum comentário:

Postar um comentário